Como perder peso durante a gravidez

Como perder peso durante a gravidez

como perder peso

Veja dicas de como perder peso durante a gravidez:

Engana-se quem pensa que dieta de emagrecimentos está proibida durante a gestação. Conheça algumas ideias de como perder peso durante a gravidez.

Faz parte do senso comum o princípio de que a gestação é uma fase na qual a mulher deve levar uma vida saudável. Deixar de fumar, seguir uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos com moderação são algumas das recomendações enquanto o bebê está na barriga. E para as futuras mamães que estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade, é preciso saber como perder peso durante a gravidez.
“Quando a mulher está gorda ou tem medo de engordar, não existe nenhuma restrição em seguir uma dieta baseada nos princípios de reeducação alimentar. Dietas da moda, com restrições de alguns alimentos estão vetadas”.
Para perder peso durante a gravidez dietas só com proteínas (Dieta Dukan) e sem carboidratos estão vetadas, pois a criança precisa destes nutrientes para se desenvolver. 

Por que perder peso durante a gravidez

De acordo com o ginecologista e obstetra, desde que sejam seguidas as devidas orientações de profissionais especializados, não há nenhum problema em gestantes com sobrepeso emagrecer durante a gravidez.
Ao contrário, o emagrecimento durante a gestação é um modo de evitar riscos ao feto. “O sobrepeso ou obesidade na gestante podem levá-la a desenvolver a diabetes gestacional, que, consequentemente, pode afetar o desenvolvimento do embrião”, explica o Dr. Pravatto Júnior.
Para o médico, a reeducação alimentar os exercícios físicos são sempre bem-vindos ao longo da gravidez. Além da redução do risco de diabetes, o controle da pressão arterial através da redução de peso na gestante evita a hipertensão arterial, uma das principais causas da pré-eclampsia.

Como perder peso durante a gravidez

Veja  a seguir algumas dicas de como perder peso durante a gravidez;

  • Em primeiro lugar. É fundamental conversar com o médico. Peça uma indicação de nutricionista, para fazer uma dieta personalizada;
  • Programas de reeducação alimentar. Como o do Vigilantes do Peso também são celebrados pelos médicos como eficazes, por tratar-se de regime baseado somente em equilíbrio dos pratos e sem nenhuma restrição alimentar;
  • Hidroginástica. Não é por acaso que as piscinas onde se pratica esta modalidade estão cheia de gestantes. Os médicos costumam indicar por tratar-se de um exercício aeróbico – que desenvolve o sistema cardíaco – e proporciona queima calórica sem impactos maiores ou risco de lesões, sem contar que a barriga de grávida fica protegida dentro d’água;
  • Respeite a fome. Muito se fala sobre o desejo de grávida, aquela vontade de comer alimentos nem sempre na hora certa. A dica é comer de três em três horas e ter sempre uma fruta ou alimentos integrais à mão, como castanhas, pedaços de queijo magros e legumes como cenoura ou aipo.

Dificuldades de emagrecer grávida

Para mulheres que não estão grávidas, encontrar a dieta ideal para o emagrecimento já não é lá uma tarefa muito fácil. Pensa-se logo em restrições e corte de alimentos dos quais se gosta. Durante a gravidez isso pode ser agravado e manter um regime pode ser ainda mais difícil. 
“Umas mulheres grávidas sentem-se ótimas, outras dizem estarem sentindo-se péssimas. É natural devido ao turbilhão de mudanças hormonais que ocorrem no período de gravidez”, tranquiliza o Dr. Pravatto Júnior. 
A ajuda terapêutica ou de grupos de apoio também pode fazer uma grande diferença para manter o equilíbrio e não fazer da comida a rota de fuga das angústias normais que acometem a mulher no período da gestação.

Pós-parto: como voltar ao peso de antes da gravidez

Entenda o que fazer para perder os quilos extras que você ganhou na gestação:

Você, que agora está aí com seu filho nos braços, não vê a hora de voltar ao mesmo peso de antes da gravidez? Claro que isso é possível, mas não em um passe de mágica. Para perder os quilinhos extras é preciso determinação, paciência e alguns cuidados básicos. Em vez de perder peso no pós-parto, 94% das mães ganham quilos a mais. Isso costuma acontecer porque a ingestão de calorias é muito maior do que o necessário, levando ao acúmulo de gordura. Para ajudar você a focar no que realmente vai fazer diferença, selecionamos algumas dicas. A seguir, descubra o que fazer para reconquistar o seu corpo depois do parto.