Como avançar na carreira durante o home office

Como avançar na carreira durante o home office

Como avançar na carreira  dominadas por homens e operadas de acordo com normas, valores e expectativas masculinas, as mulheres sempre tiveram mais dificuldade em avançar do que o outro sexo.

Como avançar na carreira

Elas recebem menos oportunidades de se desenvolver profissionalmente e são julgadas mais duramente que os homens. E, agora que muitos funcionários têm sido solicitados a permanecer em casa, as dificuldades do avanço profissional das mulheres estão aumentando.

Gerentes que têm pouco ou nenhum contato próximo com seus subordinados –conexão que pode fazer surgir talentos e capacidades reais aparentes– são muito mais propensos a tomar decisões com relação a atribuições e avaliações afetadas pelo viés implícito de gênero.

É impossível definir quanto tempo durará o trabalho em casa, mas não será pelo resto de sua carreira. Enquanto isso estiver acontecendo, no entanto, não pare. Concentre-se no longo prazo, não se preocupe com as pequenas coisas e ria o máximo que puder. Se o fizer, emergirá no final deste tempo terrível, mais sábia, habilidosa e preparada para avançar do que nunca.

Se você é uma mulher que trabalha em casa, veja abaixo quatro etapas a serem seguidas a fim de garantir a continuidade no avanço de sua carreira, apesar do coronavírus:

1. Como avançar na carreira: Permaneça visível

Simplesmente manter a cabeça baixa e fazer um trabalho de qualidade não a fará avançar. Use todas as interações relacionadas ao trabalho, seja por e-mail, aplicativo de mensagens, telefone ou vídeo, a fim de se apresentar como alguém com presença, competência e cordialidade. Essas interações, no entanto, podem não torná-la visível para algumas das pessoas-chave que avaliam seu desempenho e influenciam sua remuneração e avanço. Portanto, tente encontrar uma maneira de tornar esses profissionais periodicamente cientes de suas atividades, conquistas e atribuições futuras. Talvez um e-mail a cada certo período de tempo com um resumo sobre o que está fazendo seja bem recebido por seus supervisores. Talvez um canal específico para essa troca no Slack, Jabber ou outro aplicativo de mensagens seja mais eficiente e eficaz. Ou então, pode ser preferível apenas informar sobre a conclusão dos projetos, juntamente com uma auto-avaliação da sua contribuição. Qualquer que seja o método de suas comunicações ou o tempo delas, certifique-se de que todos os que têm influência em sua carreira estejam periodicamente conscientes de seu trabalho, comprometimento e realizações.

2. Mantenha-se engajada

Agora, mais do que nunca, é preciso levantar a mão. Ofereça-se para realizar novas tarefas, esteja disponível para projetos especiais e procure oportunidades de avançar na carreira. Obviamente, se tiver filhos pequenos em casa e não receber ajuda de ninguém que não seja seu parceiro (caso tenha um), talvez não consiga lidar com sua carga de trabalho normal. Nesse caso, verifique se seus gerentes conhecem sua situação e forneça a eles uma avaliação realista de seus recursos atuais. Seja qual for a situação, continue levantando a mão na medida do possível.

Sem interações presenciais e fácil acesso a um networking informal do escritório, pode ser difícil saber quando novos projetos e oportunidades ficam disponíveis. Isso significa que é necessário informar regularmente seus gerentes sobre sua disponibilidade, interesse em novos desafios e desejo de expandir seu conjunto de habilidades. Explore a melhor maneira de fazer isso para que, quando surgirem tarefas importantes, você esteja em primeiro lugar na mente deles.